MP-SP investiga se OAS favoreceu parentes de Lula com triplex no Guarujá

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2015 12h45

O predio na praia de Asturias Moacyr Lopes Junior/Folhapress O predio na praia de Asturias

O Ministério Público de São Paulo investiga suposto favorecimento da OAS ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. A empreiteira teria reservado apartamento triplex no Guarujá, litoral do Estado, para a família de Lula e pagado reforma estrutural no imóvel no valor de R$ 700 mil.

O MP investiga a transferência de empreendimentos da Bancoop (cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) para a OAS em 2009, quando a cooperativa entrou em crise financeira. Entre eles, está o imóvel que teria relações com Lula.

Funcionários do condomínio e engenheiros disseram que apenas familiares do ex-presidente estiveram no apartamento e que eram tomadas medidas para que a presença de Lula e parentes no condomínio fosse ocultada, segundo o jornal. Um zelador do edifício também teria sido orientado a não falar sobre a ligação de familiares de Lula com o triplex, por funcionário da OAS.

Uma das visitas teria ocorrido com a presença de presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, que chegou a ser preso sob acusação de corrupção na Operação Lava Jato.

O próprio Lula teria visitado o apartamento para uma “vistoria padrão”, segundo o engenheiro responsável pela fase final de construção do triplex e ex-funcionário da OAS, Wellington Aparecido Carneiro da Silva. A construção terminou no fim de 2013. Outros depoimentos também ligam Lula e parentes à reforma do apartamento a partir de abril de 2014, diz também o jornal.

Segundo Armando Magri, sócio da Construtora Tallento, executora da reforma, a mulher de Lula, Marisa Letícia, visitou o apartamento ao lado de Pinheiro, da OAS, e um de seus filhos com o ex-presidente, Fábio Luís. Ele disse que as obras do ano passado “praticamente refizeram o apartamento”, inclusive com a instalação de um elevador que ligava o primeiro ao terceiro andar, diz ainda o jornal.

O zelador José Afonso Pinheiro contou ainda em depoimento que Lula e Marisa estiveram no prédio duas vezes durante a reforma, disse que o condomínio foi limpo e decorado nas ocasiões e os seguranças de Lula seguravam o elevador durante sua presença, gerando irritação de outros condôminos.

A Folha lembra ainda que a esposa de Lula e ex-primeira dama, Marisa Letícia, desistiu da compra do imóvel, no qual investiu dinheiro junto com a OAS, após a publicação de reportagens sobre o tema.

Outro lado

Ao jornal, as assessorias de Lula e OAS negaram irregularidades ligadas ao triplex. A defesa de Leo Pinheiro também negou envolvimentos ilegais em depoimentos na Lava Jato.

Lula ressaltou que Marisa chegou a visitar o apartamento, que nunca foi comprado. A OAS disse que visitas a unidades prontas são frequentes e não significam fechamento de negócio. A empreiteira garante que nunca houve promessa de compra e venda para a unidade no Guarujá.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.