MPF abre investigação para apurar segurança de museus de SP

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2018 18h32 - Atualizado em 13/09/2018 18h34
EFE Alguns estariam em "situação semelhante a que havia no Museu Nacional"

O Ministério Público Federal determinou nesta quinta-feira (13) uma investigação para apurar as condições de segurança de alguns dos principais museus da cidade de São Paulo. A medida acontece dias depois do incêndio que destruiu acervo e instalações do Museu Nacional no último dia 2 de setembro no Rio de Janeiro.

De acordo com comunicado do MPF, serão analisadas a estrutura e a segurança contra incêndio do Conjunto do Ipiranga (formado pelo Museu Paulista, Monumento à Independência, Casa do Grito e Parque da Independência), do MASP, do Teatro Municipal e da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Todos eles são tombados ou estão em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Segundo notícias publicadas pela imprensa, eles enfrentam graves problemas estruturais ou não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, numa situação semelhante a que havia no Museu Nacional”, diz o Ministério Público.

Para a procuradora da República Suzana Fairbanks, responsável pelo pedido de abertura da investigação, “os bens tombados da investigação precisam de imediata atenção, pois podem encontrar-se em situação análoga a do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e a do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo [2015], tendo em conta a notícia de problemas estruturais em suas instalações e em seus equipamentos de segurança”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.