MPF abre investigação sobre 80 tiros contra carro de músico

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2019 16h12 - Atualizado em 08/05/2019 16h13
Reprodução/Facebook O músico Evaldo dos Santos Rosa foi fuzilado, com 80 tiros, por militares no último domingo (7), no Rio de Janeiro Episódio aconteceu no dia 8 de abril em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro; Evaldo e uma pessoa que tentou ajudar morreram

O Ministério Público Federal instaurou uma investigação para averiguar a conduta dos militares do Exército que dispararam 83 tiros contra o carro do músico Evaldo Rosa dos Santos. O episódio aconteceu no dia 8 de abril em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro. Evaldo e um catador que tentou ajudar, Luciano Macedo, morreram por causa dos tiros.

Nesta quarta-feira, 8, o Superior Tribunal Militar julga pedido de liberdade de nove militares.

O procurador militar Carlos Frederico de Oliveira Pereira se manifestou pela soltura do grupo.

“Se eles soubessem que aquele carro era de pessoas que não eram bandidas eles não fariam isso”, avalia Pereira. “Os caras não saíram de casa para matar os outros.”

O Ministério Público Federal ressaltou “a necessidade de averiguar as circunstâncias em que os fatos ocorreram, tendo em vista a lesão aos serviços e interesses da União devido a participação de agentes federais no exercício da função”.

Em 9 de abril, a Procuradoria Geral da República expediu orientação de transferir para a Justiça Militar a competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida cometidos por militar das Forças Armadas contra civil” – constatada em parecer da procuradora-geral da República.

O colegiado entende que “é função institucional do Ministério Público Federal exercer o controle externo de atividade policial, bem como impulsionar a investigação preliminar e o processo penal”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.