Novo ministro da Educação apoiou candidatura de Marina Silva em 2014

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2019 16h24 - Atualizado em 09/04/2019 12h26
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados Escolha de Abraham Weintraub para substituir Ricardo Vélez Rodriguez foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 8

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 8, a escolha de Abraham Weintraub para assumir o Ministério da Educação. Weintraub trabalha com o presidente desde a campanha presidencial do ano passado e chegou a participar da elaboração do plano de governo. Em 2014, porém, apoiou a candidatura da ex-senadora Marina Silva (Rede).

Weintraub e o irmão, o também professor universitário Arthur Weintraub, fundaram o Centro de Estudos em Seguridade, voltado para a Previdência. “Em 2014, acreditávamos que Marina era a melhor alternativa. Hoje, evidentemente, Jair Bolsonaro representa o Brasil do futuro pelo qual estamos dispostos a lutar”, disseram os irmãos ao jornal O Estado de S. Paulo no ano passado.

Em 2018, Abraham integrou o grupo de transição para o governo e tornou-se o número dois da Casa Civil, sendo próximo do ministro Onyx Lorenzoni. Em seu currículo acadêmico na plataforma Lattes, ele se define como “executivo do mercado financeiro com mais de vinte anos de experiência”, citando suas passagens pelo Banco Votorantim e pela corretora Quest Investimentos.

Chamado por Bolsonaro de “doutor”, Abraham, segundo consta de seu currículo, atualizado pela última vez em março de 2017, é mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O currículo indica ainda sua formação em Economia pela USP e sua atuação como professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.