Novo ministro da Educação promete gestão ‘técnica’

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2019 16h51 - Atualizado em 09/04/2019 12h26
Divulgação Abraham Weintraub é ex-professor universitário e trabalhou durante anos em empresas privadas

O novo ministro da educação, Abraham Weintraub, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, disse ao jornal O Estado de São Paulo que sente-se preparado para assumir o posto. Segundo ele, seu diferencial é o seu perfil executivo e sua experiência na iniciativa privada, que fazem com que seu currículo se sobressaia ao dos antigos ocupantes do cargo desde o início do governo Lula.

“Dos 11 ministros, 64% eram filiados a algum partido. Eu não tenho filiação partidária. Sou puramente técnico”, afirmou.

Weintraub é ex-professor universitário e trabalhou durante anos em empresas privadas. O novo ministro disse que fará uma gestão técnica à frente da pasta, alinhado às convicções do governo Jair Bolsonaro. Segundo ele, sua missão “é cumprir o que foi escrito no programa de governo de forma serena, tranquila e eficiente, de forma a gerar bem-estar ao cidadão. Esse é o objetivo do Estado, que existe para servir ao cidadão”.

Weintraub assumiu o cargo após a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez, anunciada por Bolsonaro nesta segunda-feira. Ele vinha ocupando a secretaria-executiva da Casa Civil e seu nome passou a ser considerado pelo presidente há cerca de uma semana. Apesar do ministro ter mais experiência na área financeira, afirmou que sente-se seguro para assumir o posto. “Fui uma das pessoas que elaborou o plano de governo do presidente. Participei do debate sobre diversas áreas, inclusive das discussões sobre educação. Sinto-me preparado para o cargo”.

Aluno inscrito do curso de Olavo de Carvalho, Weintraub reafirmou ter grande admiração pelo professor, mas disse não ter um alinhamento automático com ele. “Ele tem ideias muito boas, mas não sigo ipsis litteris tudo o que ele fala.  Não é que porque gosto de música clássica que não escute rock and roll de vez em quando”.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.