Onyx diz que Europa ataca o Brasil para ‘confrontar capitalismo e barrar crescimento do País’

Alemanha e Noruega suspenderam repasses que eram destinados a ações de preservação ambiental brasileiras

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2019 14h59 - Atualizado em 22/08/2019 15h33
Valter Campanato/Agência Brasil O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni Ministro reconheceu que há desmatamento no Brasil, mas afirmou que legislação ambiental é muito rígida

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (22) que os europeus têm dois motivos para atacar o Brasil: confrontar os princípios capitalistas e impor barreiras ao crescimento do País. Além disso, declarou que o “Brasil cuida muito bem do seu meio ambiente e não precisa de lição de ninguém”.

“Não podemos ser ingênuos. Europeus usam questão do meio ambiente por duas razões: a primeira para confrontar os princípios capitalistas. Desde que caiu o muro de Berlim, uma das vertentes para a qual a esquerda europeia migrou foi para a questão do meio ambiente. E, segundo, impor barreiras ao crescimento e ao comércio com o Brasil, porque eles têm que proteger os produtores deles”, disse.

De acordo com Onyx, nas últimas décadas a Europa criava dificuldades com o Brasil por meio da febre aftosa. Agora, como a doença está controlada, encontrou outra alternativa para atacar. “Porque eles têm tanto interesse em criar dificuldades ao Brasil? O Brasil é grande competidor em commodities, em bens minerais, é ultimo grande repositório da humanidade em biodiversidade”, afirmou.

O ministro emendou que esse confronto começou com diplomatas brasileiros e funcionários do Itamaraty “agredindo o Brasil apenas porque a sociedade brasileira escolheu Bolsonaro como presidente”.

Onyx reconheceu que há desmatamento, mas esclareceu que a Polícia Federal e o Ibama estão atuando para contê-lo. Declarou, ainda, que a legislação ambiental é muito rígida. “Se tu me mostrar um país europeu que tem um código florestal que de longe se assemelha ao do Brasil, aí eu posso reconhecer alguma razão nas críticas. Qual país exige que seu produtor rural reserve 20%, 40% ou 80% da sua propriedade, sem indenização, como reserva legal?”.

Polêmica

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro criticou a Alemanha e a Noruega após os países anunciarem o bloqueio de repasses que eram destinados a ações de preservação ambiental e contra o desmatamento da Amazônia.

“Angela Merkel, pegue essa grana e refloreste a Alemanha. E Noruega, pegue essa grana e mande para a Angela Merkel reflorestar a Alemanha”, afirmou Bolsonaro na última quinta-feira. Ele disse, ainda, que o país nórdico “não tem moral para dar exemplo”, pois “retira petróleo do Ártico”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.