Onze países confirmam casos de sarampo; OMS faz alerta para surto da doença nas Américas

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2018 12h53
Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo O órgão fez um alerta para que os países estejam preparados para vacinar a população suscetível à doença, já que muitos dos casos se devem a fluxos migratórios na região

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou novos dados sobre o avanço do sarampo nas Américas. Enquanto em março eram oito os países que notificaram casos confirmados da doença, agora são 11.

O órgão fez um alerta para que os países estejam preparados para vacinar a população suscetível à doença, já que muitos dos casos se devem a fluxos migratórios na região.

Em comunicado, a OMS diz: “tendo em vista as contínuas importações do vírus de outras regiões do mundo e os surtos em curso nas Américas, a OPAS/OMS insta os países e territórios a vacinar a população para manter uma cobertura homogênea de 95% com a primeira e a segunda dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola em todos os municípios”.

O Brasil aparece em segundo lugar na lista de países afetados pela doença com 46 casos confirmados, atrás apenas de Venezuela, com 279 casos. No Brasil, 42 casos foram confirmados em Roraima, isso deve-se especialmente por conta da grande migração de venezuelanos – lá, 34 cidadãos venezuelanos e oito brasileiros têm a doença. Há também registros de quatro casos de sarampo em brasileiros no Amazonas.

O Ministério da Saúde já organizou uma campanha de vacinação nas regiões afetadas, e o público-alvo da população não vacinada varia de 6 meses a 49 anos.

Segundo a nota da OMS, a entidade está ajudando o Governo a conter o surto em Roraima e está no apoio de um posto de vacinação em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Estados Unidos, com 41 casos; Colômbia, com 5; Canadá, com quatro e México, também com quatro são os outros países pertencentes à lista da OPAS/OMS. Antígua e Barbuda, Equador, Guatemala, Argentina e Peru também têm registro de pessoas infectadas e completam a lista.

Vale lembrar que o sarampo é uma doença causada por um vírus e altamente contagioso. Os sintomas começam a aparecer em cerca de 12 dias e incluem manchas avermelhadas na pele, febre, tosse e mal-estar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.