Oposição quer impedir votação da reforma da Previdência e exige divulgação de dados

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2019 16h21
Divulgação/Câmara dos Deputados A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados Depois da sessão da semana passada terminar sem um acordo, parlamentares decidiram votar o parecer da reforma nesta terça-feira (22)

Parlamentares da oposição tentarão impedir a votação do parecer da reforma da Previdência, prevista para esta terça-feira (23), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Eles exigem do governo a divulgação dos dados detalhados que embasam a proposta e avaliam pedir uma nova fase de discussões se o parecer do relator Marcelo Freitas (PSL-MG) for alterado, o que demandaria mais tempo de análise.

O deputado José Guimarães (PT) disse que “ou o governo recua ou não deixaremos essa sessão prosseguir amanhã (terça)”. Segundo ele, “o princípio da transparência pública não pode permitir isso (a votação)”, pois deve haver a divulgação dos dados desagregados que embasam a proposta.

O governo promete a divulgação das informações detalhadas na comissão especial da Câmara, a ser instalada após a votação na CCJ. Antes da sessão da comissão, agendada para as 14 horas desta terça, a oposição discutirá a possibilidade de pedir uma nova rodada de discussão se um novo parecer for apresentado, arrastando o andamento da reforma no colegiado. Guimarães disse acreditar que há uma brecha para a estratégia.

A Rede anunciou que vai entrar com uma ação na Justiça Federal pedindo a abertura dos dados. O PDT, por sua vez, avalia entrar com uma ação judicial contra o sigilo das informações da reforma da Previdência. A legenda também cobra o detalhamento dos dados que levaram o governo a propor a reforma e a estimar uma economia de R$ 1 trilhão com as mudanças no sistema de aposentadorias.

O secretário responsável pelo tema no Planalto, Rogério Marinho, disse que “modificações pequenas” na votação devem acontecer nesta terça.

* Com informações da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.