Osmar Terra: discurso sobre redução da pobreza em governos petistas não tem comprovação

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2019 14h16
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Ministro usou como exemplo o aumento de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, criticou nesta quinta-feira (22) o discurso de que a pobreza foi reduzida no Brasil, especialmente nos governos do PT, e de que “a fome voltou” no governo do presidente Jair Bolsonaro.

“O discurso de redução da pobreza, que é insistente no discurso da esquerda, não tem comprovação fática, nem o discurso de que a fome voltou no governo Bolsonaro. As pessoas podem estar desempregada, em situação difícil, mas têm o que comer”, afirmou, em evento do Grupo Voto, em São Paulo.

A declaração de Terra ocorre um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro ter dito que “falar se que passa fome no Brasil é uma grande mentira”. Após ter causado polêmica, Bolsonaro recuou no mesmo dia ao reconhecer que “alguns passam fome” e que isso era inadmissível em um país de riquezas naturais como o Brasil.

Bolsa Família

O ministro contestou a redução da pobreza argumentando que o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família cresceu de 5 milhões para 16 milhões entre 2005 e 2015. “Se fosse um programa que ajudasse a melhorar a vida das pessoas, o número de beneficiados tinha que ter diminuído”, opinou, ressaltando que “não acredita em programas de transferência de renda para trazer desenvolvimento social”.

Terra disse também que o foco do governo Bolsonaro, em vez de dar emprego a todos que estão no Bolsa Família, será atender aos jovens que se enquadram nos chamados “nem nem”, os que nem trabalham nem estudam. Segundo ele, são estes os mais vulneráveis ao crime organizado.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.