Para Maia, Moro tem ‘capacidade política superior a dos outros ministros’

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2019 21h59 - Atualizado em 13/05/2019 22h01
Niyi Fote/Estadão Conteúdo Rodrigo Maia e João Doria Maia participou de encontro em Nova York, que teve a presença também de Davi Alcolumbre, Dias Toffoli e João Doria

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta segunda-feira (13) que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “tem demonstrado capacidade política maior do que os outros ministros”, de quem “se esperava mais”. Ele disse ainda que há problemas na articulação do governo com o Congresso.

Sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro de que indicaria Moro para a próxima vaga que surgisse no Supremo Tribunal Federal, Maia alegou que acha que a declaração “nem fortalece e nem atrapalha” o trabalho do ministro. “É uma questão que foi colocada antes. Ele ia ser ministro (da Justiça) depois estava automaticamente convidado pra ser ministro do STF, é um direito do presidente”. Para Maia, Moro tem “todas as qualidades para ser ministro do Supremo”.

Nesta segunda-feira, tanto Moro quanto Bolsonaro negaram que houve um acordo prévio entre os dois.

Também em Nova York, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), assegurou que há “uma longa travessia” até o momento de Bolsonaro eventualmente indicar Moro ao STF. “Não posso emitir juízo de valor se é ou não adequado indicar para esse posto. O presidente acha que (ele) é, brasileiros acham que (ele) é qualificado, mas isso é um debate para daqui a um ano e meio”, afirmou.

Coaf

Na semana passada, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) saiu dos cuidados de Sergio Moro, ao ser transferido do Ministério da Justiça para o da Economia. Para Maia, entretanto, o ministro mostrou boa interlocução com o Congresso.

“A política tem que olhar o Moro, hoje, de outra forma. O que ele fez na semana passada, mesmo tendo resultado desfavorável, foi fazer política. A gente está reclamando muito que o governo não faz política, e esse ministro, por mais que alguns tenham restrição ou não a ele, ele fez política, tem feito política, tem ido à Câmara, ao Senado, procurou todos os deputados e senadores da comissão para pedir voto para aquilo que ele acreditava. Não venceu, mas mostrou que respeita as instituições e o sistema democrático”, disse.

Para o presidente da Câmara, o Brasil não perdeu com a transferência do Coaf. “O Coaf continua cumprindo as mesmas atribuições que cumpre hoje e que nunca teve nenhuma ilação de problema”.

Nova York

Maia e Alcolumbre participaram de almoço com investidores, como parte de uma agenda paralela sobre Brasil ao evento organizado anualmente pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que vai homenagear o presidente Bolsonaro como “personalidade do ano”. O presidente do STF, Dias Toffoli, também participou do evento, assim como o governador de São Paulo, João Doria.

Ele e Alcolumbre falaram, no evento, sobre a importância de aprovar a reforma da previdência. Segundo o presidente da Câmara, a presença de Toffoli no almoço mostra que as instituições brasileiras estão fortes e que o STF vai respaldar o que for aprovado pelo legislativo.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.