Parlamentares contrários à privatização da Petrobras lançarão frente nesta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2019 12h12
Fábio Motta/Estadão Conteúdo Privatizar a companhia é uma pauta que divide a equipe de Jair Bolsonaro. Equipe econômica se mostra favorável ao tema

Parlamentares ligados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) formarão uma frente em defesa da Petrobras no Congresso para evitar a privatização da companhia. O bloco será lançado nesta quarta (29), em uma semana delicada para a aprovação de pautas do governo no Legislativo.

Privatizar a companhia é uma pauta que divide a equipe de Jair Bolsonaro. A equipe econômica se mostra favorável ao tema, mas parlamentares e militares têm mais cautela para se posicionar.

“O objetivo da criação dessa frente, que será composta 190 parlamentares de diversos partidos, é impedir privatização da Petrobras”, disse a FNP em seu site nesta segunda-feira.

A venda de ativos da companhia vem sendo acelerada desde a posse do atual presidente, Roberto Castello Branco. A Agência Nacional do Petróleo apoia as medidas como forma de abrir o mercado de refino, gás natural e distribuição.

Nesta segunda (27), a estatal colocou à venda 27 campos maduros terrestres no Espírito Santo, incluindo as instalações compartilhadas de escoamento e tratamento de produção. Este ano, a companhia já anunciou a venda de oito refinarias, o que pode gerar US$ 20 bilhões em faturamento.

A empresa pretende vender também a Liquigás, subsidiária do setor de gás, entre outros ativos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.