Partido da República muda de nome e vira Partido Liberal

  • 07/05/2019 21h19 - Atualizado em 07/05/2019 21h21
Divulgação tse A mudança, que havia sido definida em convenção partidária, foi aprovada hoje em sessão plenária pelos ministros do TSE

O Partido da República se chamará, a partir desta terça-feira (7), Partido Liberal. A mudança, que havia sido definida em convenção partidária, foi aprovada hoje em sessão plenária pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda, que tem o número 22, obteve o registro de seu estatuto no TSE em 19 de dezembro de 2006.

A alteração teve votação quase unânime: dos 182 participantes, apenas 9 votaram contra. O relator do pedido foi o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, que seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) opinando favoravelmente pela anotação da nova denominação.

De acordo com o MPE, o novo nome corresponde à denominação de uma das legendas que formaram o próprio PR. Além disso, o único partido com um nome parecido atualmente é o Partido Social Liberal (PSL), que coexistiu sem nenhuma confusão por parte do eleitor com o antigo PL.

O plenário determinou que o novo Partido Liberal faça as modificações necessárias em 90 dias, principalmente no artigo 50 do estatuto que prevê que, no caso de extinção da legenda, os recursos do Fundo Partidário devem ser direcionados a eles, e os bens adquiridos com tais verbas revertidos à União.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.