Paulo Guedes confirma que o governo estuda criar imposto único federal

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 16h09 - Atualizado em 04/06/2019 16h09
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Ministro participou de audiência na Câmara dos Deputados

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou na tarde desta terça-feira (4) que o governo estuda criar um imposto único federal, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A declaração foi feita durante a audiência pública realizadana Comissão de Finanças de Tributação (CFT).

“Vamos trazer proposta de redução e simplificação de impostos, olhando dimensão social”, disse, acrescentando que o governo gostaria que cada estado pudesse decidir se irá aderir ou não ao imposto. Esse é um dos principais pontos de discordância em relação à proposta que já está no Congresso de autoria do deputado Baleia Rossi.

Guedes — que esteve na sessão para falar sobre a reforma da Previdência — elencou outras medidas em estudo pela equipe, como a reforma tributária e o novo pacto federativo.

“Se a Câmara preferir seguir com a reforma tributária, entraremos pelo Senado com o pacto federativo, que é a melhor ferramenta para redesenhar a política, a Federação e o País”, disse. “O dinheiro está longe do povo. Está com os superministros em Brasília.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.