Piscina é perigosa em tempestades; confira dicas dos bombeiros para evitar acidentes com raios

  • Por Jovem Pan
  • 06/03/2019 20h10
SUAMY BEYDOUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO Locais fechados e até mesmo veículos automotores são abrigos seguros contra raios

Com as chuvas que marcam o fim do verão, o número de raios tem aumentando em São Paulo. Nesta quarta-feira (6) três pessoas morreram após um raio atingir um casa e causar um incêndio na cidade de Arujá, na região metropolitana.

Pensando em prevenir acidentes, que podem também causar graves lesões às vítimas, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo elencou algumas dicas. Embora incomum, o número de pessoas atingidas por raios é grande, segundo a corporação.

Em temporais com raios, os bombeiros sugerem que a população tente se abrigar em ambientes fechados (em casa ou instalação subterrânea, como o metrô). Os veículos automotores também são refúgios, desde que não se encoste em partes metálicas.

Também é importante evitar lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol – áreas que mais recorrentemente são atingidas por raios. Da mesma forma, é preciso deixar áreas com água (rios, lagos, praias ou piscinas).

Se não houver nenhum abrigo próximo, o Corpo de Bombeiros recomenda que a pessoa fique agachada, com os pés juntos, até a tempestade passar. Entretanto, não se deve deitar no chão nem ficar perto de objetos altos (como árvores ou postes).

Outra dica é manter distância de objetos metálicos grandes e que estejam expostos, como tratores, escadas e cercas de arame. Raios podem causar incêndios e romper fios elétricos, além de derrubar árvores. Em caso de acidente, a vítima deve ligar para o telefone 193.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.