Polícia diz que responsáveis por massacre de Suzano se inspiraram no atentado em Columbine

Polícia Civil encerrou o inquérito sobre o caso; outro procedimento apura a participação de um terceiro suspeito

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 20h29
ANANDA MIGLIANO/ESTADÃO CONTEÚDO "O desejo deles era superar o crime ocorrido em 1999 nos EUA", explicou o delegado

Após 80 dias de investigações, a Polícia Civil encerrou o inquérito sobre o ataque na Escola Raul Brasil, em Suzano. Em coletiva realizada nesta terça-feira (4) para apresentar o resultado, o delegado Alexandre Dias disse que o crime foi organizado pelo atirador menor de idade.

“O crime foi organizado em 2015 pelo [atirador] menor [de idade], autor direto dos crimes, junto com o outro menor, que foi o autor intelectual. Isso ocorreu em 2015, 2016, até que o autor intelectual teve um pequeno desligamento de contato com o autor direto dos fatos. E surgiu um terceiro indivíduo, maior de idade [que participou do massacre]”, explicou.

“Os três – e isso está comprovado nos autos – passaram a falar sobre o crime, sedimentar como seria o crime, nos mesmos moldes de Columbine [nos Estados Unidos]. O desejo deles era superar o que aconteceu no crime ocorrido em 1999, [em uma escola] em Columbine (…). A partir de meados de 2018, passaram a ideia para o plano concreto, ou seja, passaram à aquisição de objetos, da arma e de munições para a execução do crime”, completou.

De acordo com o delegado, a arma utilizada no crime foi obtida com um mecânico, denunciado pelo Ministério Público, que intermediou a negociação com uma segunda pessoa. A arma, um revólver calibre 38 com numeração suprimida, foi comprada por R$ 2,5 mil. Outras duas pessoas, também denunciadas, venderam munições aos atiradores.

Um outro procedimento, que corre em segredo de Justiça, apura a participação do autor intelectual no crime. Em maio, o Tribunal de Justiça acatou uma denúncia do MP e determinou que ele continue apreendido na Fundação Casa. Segundo o delegado, o menor não participou diretamente do massacre porque os autores queriam que o crime ficasse mais parecido com o que houve em Columbine, com a participação de apenas duas pessoas.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.