Polícia Federal indicia Lula, Marisa, Palocci e mais quatro na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2016 21h59
BRA84. SAO PAULO (BRASIL), 20/09/2016.- Fotografía de archivo del 28 de marzo de 2016 del expresidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva en Sao Paulo. El juez responsable por la investigación del gigantesco escándalo de desvíos en la petrolera brasileña Petrobras aceptó hoy, 20 de septiembre de 2016, los cargos por corrupción y lavado de dinero formulados contra Lula da Silva y lo convirtió por primera vez en reo en el histórico proceso. El juez federal Sergio Moro aceptó la denuncia formal presentada la semana pasada por la Fiscalía contra Lula, a quien acusa de haber recibido favores de una de las empresas beneficiadas por los desvíos en la petrolera estatal, según la decisión divulgada por su juzgado. EFE/Sebastião Moreira EFE/Sebastião Moreira Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula e mais sete pessoas no âmbito da Operação Lava Jato. O petista é acusado de corrupção passiva. Além de Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e o ex-ministro Antônio Palocci estão entre os outros indiciados, mas pelo crime de lavagem de dinheiro.

Na primeira acusação, a Polícia Federal alega que a compra de um terreno que seria utilizado para a construção de uma sede do Instituto Lula teria sido adquirido com dinheiro de propina da construtora Odebrecht ao ex-presidente. No segundo indiciamento, o apartamento localizado em frente ao que Lula reside também teria o dinheiro ilícito da empreiteira envolvido.

A PF afirma que Palocci distribuia a propina da Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT) e fazia uso da sua influência para tratar dos interesses da construtora junto ao Governo Federal.

Segundo a investigação da PF, Lula foi um dos que foram beneficiados com a propina. O terreno onde seria construído a sede do Instituto Lula foi adquirido pela DAG Construções, que estaria atuando como um preposto da Odebrecht.

Confira abaixo a lista completa dos indiciados pela Polícia Federal:

Luiz Inácio Lula da Silva – ex-presidente da República
Marisa Letícia Lula da Silva – ex-primeira-dama
Antônio Palocci Filho – ex-ministro nos governos Lula e Dilma
Glaucos da Costa Marques – primo do pecuarista José Carlos Bumlai, já condenado na Lava Jato
Demerval de Souza Gusmão Filho – Dono da empresa DAG Construtora
Roberto Teixeira – Advogado do ex-presidente Lula
Branislav Kontic – Assessor do ex-ministro Palocci

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.