Polícia prende pelo menos dez pessoas em operação contra roubo de cargas no Rio

Dez pessoas foram presas e um adolescente apreendido em operação contra o roubo de carga na região metropolitana do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (11). Entre os presos estão três receptadores das me…

  • Por Agência Brasil
  • 12/01/2018 07h38 - Atualizado em 12/01/2018 08h10
ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO Polícia Civil faz operação para combater roubo de cargas no Rio. Ação realizada na capital e Baixada Fluminense visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Presos foram levados para a Cidade da Polícia

Dez pessoas foram presas e um adolescente apreendido em operação contra o roubo de carga na região metropolitana do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (11). Entre os presos estão três receptadores das mercadorias roubadas pelo grupo. Segundo a Polícia Civil, esse número pode aumentar pois as equipes de policiais ainda estão nas ruas para cumprir um total de 25 mandados de prisão. Também já foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão.

A ação foi feita nas comunidades de Acari, Quitanda, Amarelinho, Pedreira, Lagartixa e Parque Colúmbia (na zona norte da cidade), além de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Segundo o delegado titular da 64ª Delegacia Policial (São João de Meriti), Moisés Santana, a investigação começou há cerca de seis meses a partir da prisão em flagrante de um homem por roubo de cargas. “Com a prisão desse indivíduo, conseguimos identificar outros integrantes de uma organização criminosa voltada para o roubo de cargas e alguns receptadores”.

De acordo com o delegado, os roubos de cargas de alto valor ocorriam na Avenida Brasil. “Os indivíduos tinham um modus operandi bem definido. Eles se dividiam em três grupos. Um grupo ficava em determinado ponto na Avenida Brasil para selecionar as cargas a serem roubadas”, disse Santana.

“Uma outra equipe fazia a vigilância para não serem surpreendidos por policiais. E uma terceira equipe realizava diretamente a abordagem e a subtração da carga que era levada para uma das comunidades”, acrescentou.

Ainda segundo o delegado, três caminhões eram roubados por semana por essa organização criminosa. Ele informou que Rodrigo Lima, acusado pela polícia de ser o líder da quadrilha, continua foragido.

De acordo com a polícia, foram recuperados um caminhão e sete carros. Também foram apreendidos diversos tipos de mercadorias ainda não contabilizadas como relógios, bebidas, tênis, pneus, aparelhos de ar-condicionado, além de uma quantia de dinheiro.

A ação, coordenada pela Delegacia de São João de Meriti, envolve 300 policiais civis de várias delegacias especializadas, da Baixada Fluminense e da capital.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.