Dirceu é preso na 17ª fase da Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2015 07h44
BRASÍLIA, DF, 15.07.2014: MENSALÃO-DIRCEU - O ex-ministro José Dirceu é visto saindo do CPP (Centro de Progressão Penitenciária ) para trabalhar no escritório do advogado Gerardo Gossi, nesta sexta-feira, em Brasília (DF). (Foto: Joel Rodrigues/Folhapress) joel rodrigues/ folhapress josé dirceu critica dilma

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi preso temporariamente no início da manhã desta segunda-feira (03), em Brasília. O mandado faz parte da 17ª fase da Operação Lava Jato, que também cumpre outras 4 prisões temporárias, 3 preventivas, 26 de busca e apreensão e 6 de condução coercitiva, quando envolve a obrigação de depoimento. Duzentos policiais federais cumprem as ordens judiciais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Foram decretadas ainda, a partir de representação da autoridade policial que preside os inquéritos policiais, medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros.

Dirceu já estava em prisão domiciliar em Brasília por sua condenação do processo do Mensalão e é acusado de receber propinas por meio de sua empresa de consultoria na Lava Jato.  A prisão temporária do ex-ministro tem prazo de 5 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período ou mesmo convertida em preventiva.

O irmão de Dirceu, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, que estava em Ribeirão Preto, também foi preso nesta segunda.

“Pixuleco” é o nome dado à esta etapa da operação, referência ao termo usado pelos investigados para falar em propina. Os presos serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A 17ª fase da Lava Jato se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara da Justiça Federal. Advogados e juízes verificam como devem proceder com Dirceu, uma vez que ele já cumpre outra pena, mas em prisão domiciliar.

As informações são da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.