Em delação, Delcídio afirma que Dilma e Lula tentaram interferir na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2016 14h33

Dilma defende Lula e critica "insinuações" de investigação da Operação Lava Jato

Fotos Públicas/Ricardo Stuckert/ Instituto Lula (Fotos Públicas) Dilma defende Lula e critica "insinuações" de investigação da Operação Lava Jato

A revista IstoÉ divulgou detalhes da delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O acordo de colaboração, que ainda não foi homologado no Supremo Tribunal Federal, traz detalhes de como Dilma Rousseff e Lula teriam tentado interferir nas investigações da Operação Lava Jato.

No documento de mais de 400 páginas divulgado nesta quinta-feira (03) pela revista Istoé, o senador disse que a presidente quis atuar três vezes por meio do Judiciário. Delcídio cita a reunião que houve em julho do ano passado em Portugal entre Dilma, o então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

À época, o governo divulgou que o encontro foi para tratar do reajuste de verbas do Judiciário, no entanto, segundo a delação, teria sido para mudar os rumos da Lava-Jato. O senador afirma que a reunião foi um fracasso em função do posicionamento retilíneo do ministro Lewandowski, que disse que não se envolveria.

Segundo a delação publicada pela Istoé, a segunda tentativa envolveria a indicação para uma das vagas no STJ do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Nelson Schaefer. Em contrapartida, o ministro convocado Newton Trisotto votaria pela libertação dos empreiteiros Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, no entanto, ele também não quis se envolver.

A terceira tentativa passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o STJ na vaga que definiria o julgamento de habeas corpus e recursos da Lava-Jato na corte. O senador disse ainda que chegou a se encontrar com o desembargador que votou favoravelmente pela soltura dos dois empreiteiros.

No entanto, ele foi voto vencido e as prisões foram mantidas pela quinta turma do Superior Tribunal de Justiça.

A denúncia publicada pela Istoé traz ainda detalhes da compra da refinaria de Pasadena, à época que Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Segundo Delcídio, Dilma tinha pleno conhecimento de todo o processo de aquisição da refinaria e de tudo o que ele representava.

O parlamentar diz que a alegação da presidente de que ela tinha desconhecimento do negócio é no mínimo questionável e lembra que o processo demorou um dia. O senador afirmou ainda que Dilma Rousseff atuou diretamente para que Nestor Cerveró fosse mantido na direção da Petrobras.

De acordo com ele, foi ela quem conseguiu colocá-lo na Diretoria Financeira da BR Distribuidora. Ele disse que no dia da nomeação ele estava na Bahia e que recebeu ligações de Dilma.

O senador conta ainda na delação que um esquema de caixa dois na campanha de Dilma em 2010 feita pelo doleiro Adir Assad seria descoberto pela CPI dos Bingos, mas o governo usou a base de apoio para impedir as investigações.

Segundo o senador, a ideia de pagar para que Nestor Cerveró não fechasse um acordo de delação premiada partiu do ex-presidenter Lula. O parlamentar quem teria intermediado esses pagamentos para que o ex-diretor da Petrobrás não citasse o pecuarista José Carlos Bumlai.

Inclusive, a primeira remessa de R$ 50 mil foi entregue pelo próprio Delcídio nas mãos do advogado Edson Ribeiro.

*Informações do repórter Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.