Impeachment é “exemplo ao mundo”, diz Temer na ONU

  • Por Jovem Pan
  • 20/09/2016 11h33
Reprodução/ONU Michel Temer discursa à Assembleia Geral da ONU em Nova York

O presidente Michel Temer disse nesta terça (20) durante o tradicional discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA), que o impeachment de Dilma Rousseff “transcorreu dentro do mais absoluto respeito constitucional”.

Sem citar o nome da antecessora petista, Temer afirmou que trazia às Nações Unidas “uma mensagem e um compromisso inegociável com a democracia”.

“O fato de termos dado esse exemplo ao mundo significa que não há democracia sem estado de Direito, sem normas que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos”, declarou Temer. Depois, o presidente elogiou o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa.

Confira o trecho completo da fala de Temer na ONU sobre o impeachment de Dilma:

Trago às Nações Unidas uma mensagem de um compromisso inegociável com a democracia.

O Brasil acaba de atravessar um processo longo e complexo regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional.

O fato de termos dado esse exemplo ao mundo significa que não há democracia sem estado de Direito, sem normas que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos.

É o que o Brasil mostra ao mundo. E (o Brasil) o faz por meio de um processo de depuração do seu sistema político. Temos um Judiciário independente, um Ministério Público atuante e órgãos do Executivo e do Legislativo que cumprem o seu dever.

Não prevalecem vontades isoladas, mas a força de instituições sob o olhar atento de uma sociedade plural e de uma imprensa inteiramente livre.

Economia

No campo econômico, Temer criticou o protecionismo, como “uma perversa barreira ao desenvolvimento”. “Um sistema multilateral de comércio é parte da luta contra esse mal”, sustentou.

Ao fim do discurso, após falar sobre o impeachment, o presidente retomou a pauta econômica. “Nossa tarefa agora é retomar o crescimento econômico e restituir aos trabalhadores brasileiros milhões de empregos seguidos”, afirmou Temer.

“Temos clareza de qual caminho seguir: o caminho da responsabilidade fiscal e da responsabilidade social”, declarou à ONU.

Outros temas

Temer também elogiou o Brasil como uma “potência ambiental” e a agricultura moderna do País, pela qual “produzimos a nós mesmos e ajudamos a alimentar o mundo”. Após versar sobre os direitos humanos, Temer ressaltou que o Brasil tem lutado por isso por meio de “programas de transferência de renda e acesso à educação”.

Michel Temer também voltou a falar sobre os imigrantes e elogiou as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro como uma demonstração de que a unição dos povos é possível em “paz e energia”.

“O Brasil é obra de imigrantes, homens e mulheres de todos os continentes. Repudiamos todas as formas de racismo, xenofobia e outras manifestações de intolerância. Damos abrigo a refugiados, imigrantes”, disse Michel Temer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.