Lula reclama de “mentiras” da imprensa e ameaça: “vou processar todo mundo”

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2016 11h44
Reprodução/ Instituto Lula Ex-presidente Lula prestará depoimento à PF na Operação Lava Jato

“A minha língua está felina outra vez”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto comentava a atuação da mídia brasileira, em conversa com blogueiros nesta quarta (20) no Instituto Lula.

Lula ameaçou aqueles que publicam o que considera “mentira” contra si. “Eu daqui pra frente vou processar todo mundo”, ameaçou. Ele afirmou que antes processava “donos de jornal”, mas agora a estratégia será entrar com ações contra os jornalistas que fazem as contestadas matérias.

Pauta

Lula também criticou quando, em sua visão, “o editor quer fazer a pauta do governante”, e sugeriu à atual presidente: “Dilma tem que fazer a pauta nesse país e, toda vez que tiver uma mentira, processar”. Ele exemplificou quando jornalistas fazem questões à presidente sobre questões nacionais, como inundações, quando ela está em viagem a outros países.

“Eu ligava para o Roberto Marinho e a gente mudava matéria, dava direito de resposta”, afirmou também Lula, citando o ex-dono da Rede Globo, que morreu em agosto de 2003.

“Hoje essas coisas (empresas de comunicação) não têm mais dono”, continuou, “não tem mais culpa, não tem mais quem processar”. Ele usou esse argumento como justificativa para sua decisão de processar jornalistas.

Iate

Em suas palavras, Lula disse que vai aumentar o número de processos “para ver se a gente consegue colocar um pouco de ordem na casa, porque a desfaçatez é tamanha”. Ele citou em seguida boatos de um iate que seria atribuído a seu filho, Lábio Luís da Silva. “O que fazem contra meu filho Fábio é uma violência, uma violência”, criticou.

“Eu admito a politização (da imprensa), eu admito que eles tenham um lado”, continuou. “A única coisa que eu não admito é mentira na informação”, disse. Então, Lula começou a citar “as únicas coisas” que disse ter para se defender: além da “língua felina”, “a minha honra, o meu caráter e o legado que nós construimos neste País”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.