Única solução é mudança estrutural do Estado brasileiro, diz jurista que propõe Constituinte

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2017 15h14
Rosinei Coutinho/SCO/STF Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento de liminar contra Renan Calheiros na presidência do Senado - STF

O jurista Modesto Carvalhosa defende uma nova Constituição como solução para a atual crise política no Brasil.

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, ele diz que é “evidente” a falta de legitimidade dos dezenas de parlamentares e oito ministros que foram incluídos na lista de Fachin. “A população se afasta cada vez mais desse sistema”, diz.

“Tem que haver uma mudança estrutural na representatividade entre sociedade e governo”, avalia Carvalhosa.

“O importante é que faça um plebiscito para o povo decidir se quer uma constituinte por ou através do Congresso ou se quer uma Constituinte independente”, sugere o jurista. “A única maneira é haver uma mudança estrutural do Estado brasileiro”, decreta.

Carvalhosa reconhece que o encaminhamento dos processos no Supremo Tribunal Federal (STF) “é bastante longo”, mas avalia que desta vez há uma disposição diferente da Corte. 

“Se houver uma aceleração por parte do Supremo, podemos ter isso ainda no final deste”, projeta e torce o jurista, que pede também uma dedicação temporariamente exclusiva para os processos contra políticos.

“Precisamos do Supremo hoje para definir e expurgar esse pessoal da política antes das eleições”, conclui. Ouça a entrevista completa AQUI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.