Por ‘falta de elementos’, Raquel Dodge pede arquivamento de ação contra Aécio Neves

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2018 18h57
Wilson Dias/Agência Brasil O inquérito teve como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral

Raquel Dodge, procuradora-geral da República, pediu nesta terça-feira (11) o arquivamento da ação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é investigado por supostamente ter atuado para fraudar registros do Banco Rural remetidos à CPMI dos Correios em 2005.

O inquérito teve como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. Ele relatou ter sido procurado pelo então deputado pelo PSDB Eduardo Paes, que lhe teria pedido, em nome de Aécio, que adiasse o prazo dado ao Banco Rural para o envio dos documentos para ter mais tempo para concluir a fraude.

Raquel Dodge disse que “a autoridade policial não recolheu provas ou elementos de convicção suficientes para corroborar as declarações do colaborador e permitir a instauração da ação penal”. “Além disso, ante o tempo decorrido desde o ano 2005, a autoridade policial não vislumbra outras diligências que lhe permitam elucidar os fatos e sua autoria, além das diversas medidas já adotadas, que eram potencialmente úteis ao avanço da apuração, mas não desvendaram os fatos em sua inteireza”, acrescentou.

Dodge afirmou também que “não há elementos suficientes para fundamentar a continuidade do inquérito”. Caberá ao relator do caso, ministro Gilmar Mendes, decidir sobre o pedido.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.