‘Dia vira noite’ e assusta moradores de SP; saiba por que

Meteorologista explica que motivo é encontro de frente fria com material particulado de incêndios florestais

  • Por Carolina Fortes
  • 19/08/2019 16h37 - Atualizado em 19/08/2019 19h59
Divulgação/Twitter porque-o-ceu-esta-escuro-em-sp

Na tarde desta segunda-feira (19), os moradores de São Paulo se depararam com “o dia virando noite” por volta das 15h30. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Franco Villela, isso ocorreu devido ao encontro de uma frente fria com ventos provenientes de queimadas no centro-oeste do Brasil, que trouxeram material particulado em suspensão no ar.

Além disso, o especialista alertou para um grande incêndio florestal originado neste sábado no Pantanal, em território do Paraguai, que atingiu cerca de 21 mil hectares.

“É uma convergência entre ventos do centro e do leste de SP, com o material das queimadas que ocorreram no centro-oeste e no Paraguai. Ou seja, é um encontro entre uma frente fria forte com ventos úmidos e material particulado vindo dos incêndios florestais”, disse à Jovem Pan.

De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontaram 16°C em Perus, na zona norte, e 13°C em Parelheiros, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais foi, respectivamente, de 85% e 100%.

Nas redes sociais, os moradores de São Paulo brincaram que “o dia que virou noite” e postaram fotos impressionantes.

Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

As 15:30 que pareciam 19:30.

Uma publicação compartilhada por Victor Franco (@oovictorfranco) em

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.