Porta-voz se confunde e chama chanceler Ernesto Araújo de ‘ministro Eduardo’

O erro acabou reforçando a narrativa de que quem desempenha o papel de ministro das Relações Exteriores é Eduardo Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 11h32 - Atualizado em 28/06/2019 11h36
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Filho de Bolsonaro sempre acompanha o pai em viagens internacionais

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, confundiu os nomes do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com o do deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro. Ao tentar chamar o chanceller nesta sexta-feira (28), Barros deixou escapar um “ministro Eduardo.”

“Eu conversei com Otávio Brandelli (secretário-geral), que está em contato com o ministro Eduardo… com o ministro Araújo, lá em Bruxelas”, confundiu Barros durante uma coletiva de imprensa sobre o acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia no G20.

O erro acabou reforçando a narrativa que circula dentro e fora do governo de que quem, na verdade, desempenha o papel de ministro das Relações Exteriores é Eduardo Bolsonaro, que sempre acompanha o pai em viagens internacionais, deixando Araújo de lado em suas funções.

Histórico

Um dos episódios envolvendo Eduardo Bolsonaro, que é presidente da Comissão das Relações Exteriores da Câmara, e Ernesto Araújo foi nos Estados Unidos, durante o primeiro encontro entre Jair Bolsonaro e o presidente americano, Donald Trump. Na ocasião, o chanceler teria se exaltado por causa da participação de Eduardo no encontro privado entre os dois líderes.

Outro envolve a mesma visita aos EUA, mas aconteceu no Congresso Nacional. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) perguntou à Ernesto Araújo sobre a visita do presidente à Central de Inteligência Americana (CIA) e, antes que Araújo respondesse, Eduardo começou a falar em seu lugar, e depois disse que o ministro continuaria respondendo. Braga então disse que era melhor que o ministro nomeado respondesse, e não o de fato.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.