PR deve anunciar apoio à reeleição de Maia para a presidência da Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2019 16h24
Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo Maia está em viagens pelo país para conseguir mais apoio à candidatura

Líder do PR na Câmara, o deputado José Rocha (BA) deve anunciar nesta terça-feira (8) o apoio da legenda à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Casa. Com isso, o democrata soma 186 parlamentares a seu favor.

“O Rodrigo é o que tem a maior viabilidade e isso garante a ele a reeleição”, afirmou Rocha. Se o suporte do PR se concretizar, serão ao menos cinco legendas favoráveis à recondução de Maia, além do próprio DEM, à presidência da Casa.

A base de apoio ao atual presidente da Câmara dos Deputados já conta com o PSL – do presidente Jair Bolsonaro -, o PRB, o PSDB e o PPS, além do Democratas – partido de Maia. Com o acréscimo do PR, a base chega a 186 de 513 deputados.

Tucanos

A tendência é que o PSDB também acompanhe o grupo. Na semana passada, o governador tucano de São Paulo, João Doria, disse que apoia a recondução de Rodrigo Maia e que a bancada federal do partido deve seguir essa tendência majoritariamente. Caso o apoio do PSDB se concretize, seriam 215 votos favoráveis ao democrata.

Capitão

Apesar do apoio, o Partido da República (PR) ainda tem registrado um candidato próprio à presidência da Casa. O deputado Capitão Augusto (SP) disse que vai se manter na corrida. “Se isso acontecer [apoio do PR a Rodrigo Maia, já era algo esperado e eu mantenho minha candidatura de toda forma”, afirmou o parlamentar.

O líder do partido terá uma conversa com Augusto antes do anúncio oficial para tentar que ele retire sua candidatura. “Eu vou conversar com ele e apelar para se juntar à candidatura do Maia”, disse Rocha. Enquanto isso, Maia está em campanha pelos estados, nesta semana, para angariar mais apoio à sua recondução ao cargo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.