Prazo para inscrições no ProUni termina hoje; saiba como fazer

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2019 10h46 - Atualizado em 14/06/2019 11h01
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens Candidatos têm até às 23h59 desta sexta-feira (14) para se inscrever no site

Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares têm até às 23h59 desta sexta-feira (14) para se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni). Os cadastros devem ser feitos pela internet, através do site do programa.

O prazo também é o último para candidatos que desejam trocar suas opções de curso. No total, cada estudante pode escolher até duas opções de graduação, que também podem ser alteradas até às 23h59 de hoje, de acordo com o horário de Brasília.

Ao todo, 169.226 bolsas de estudos serão ofertadas no segundo semestre deste ano. Dessas, 68.087 são integrais, destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo, e 101.139 são parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade e contemplam candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Além disso, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 com nota mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. Também não é permitida a candidatura de estudantes que já possuam algum diploma de curso superior.

Calendário

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 18 de junho. A segunda chamada será no dia 2 de julho. O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 25 de junho, caso tenha sido selecionado na primeira chamada, e de 2 a 8 de julho na segunda.

O prazo para participar da lista de espera é de 15 a 16 de julho. A lista fica disponível no site para consulta pelas instituições no dia 18 de julho.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.