Preço do gás natural cairá pela metade com ‘choque de energia’, diz governo

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2019 14h48 - Atualizado em 21/05/2019 15h30
Estadão Conteúdo ALF RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO Foco tem sido na abertura do mercado de energia, atualmente concentrado na Petrobras

O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, anunciou nesta terça-feira, 21, que, com o programa de “choque de energia” que o governo vem preparando nos últimos meses,o preço do gás natural deve ser reduzido pela metade, fato que deve ocorrer até junho.

De acordo com o secretário, o trabalho no programa de redução do custo da energia está avançando no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e em outras instâncias para que outras medidas sejam anunciadas no mesmo período.

O foco tem sido na abertura do mercado, atualmente concentrado na Petrobras, disse o secretário, que participou há pouco do evento CWC World Gas, no Rio.

O setor de petróleo é um dos considerados estratégicos e, assim como o de mineração, deve passar por uma processo de liberação, com a crescente redução da presença do Estado.

A ideia é que com “algumas medidas focadas” seja possível ampliar a oferta em 50 milhões m³/d até 2024.

Segundo o secretário, essa é um “meta perfeitamente factível”. Ele diz ainda que o governo possui “estudos mostrando que isso funcionará”.

“O passo que já estamos dando em abertura e ampliação no mercado de gás é determinante para a competição”, disse Costa.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.