Prefeito de Ilhabela tem mandato cassado

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 14h41 - Atualizado em 16/05/2019 14h42
Reprodução/JP O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB) O ponto central na investigação é a contratação de uma empresa por R$ 519 mil para um evento que não aconteceu

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, do MDB, teve seu mandato cassado nesta quinta-feira, 16. Ele havia sido afastado das funções na tarde de terça, 14, por ser investigado no âmbito da Operação Prelúdio II, que apura fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa em sua gestão.

O ponto central da investigação da Comissão Permanente da Câmara foi sobre a contratação de uma empresa para realização de evento em Ilhabela. O evento não ocorreu, mas R$ 519 mil foram depositados pelo prefeito na conta da empresa de eventos.

Além do prefeito, foram afastados pela Justiça na terça os secretários municipais Osvaldo Julião (Jurídico) e Vinícius Julião (Saúde), e outros três investigados. A PF também fez buscas no gabinete do prefeito.

Tenório tentou na Justiça barrar a sessão da Câmara que levou à sua cassação. Ele argumentou “diversas nulidades no procedimento administrativo que avalia a cassação de seu mandato, no não atendimento do julgamento da exceção de suspeição, na composição dos Membros da Comissão Processante, no voto do Presidente da Casa Legislativa, por ausência de intimação da defesa”.

O juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira, do Fórum de Ilhabela, entendeu que as nulidades apontadas pelo prefeito eram “inexistentes” e indeferiu o pedido.

A sessão na Câmara foi aberta na manhã de quarta e só terminou na manhã desta quinta, 16. Os trabalhos foram conduzidos sem interrupção pelo presidente da Câmara, Marquinhos Guti. O plenário chegou a ser tomado por populares em clima de forte tensão.

A posse da vice-prefeita, Gracinha (PSD) deve ocorrer nesta sexta-feira, 17.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.