Prefeitura de São Paulo amplia tempo de travessia de pedestres em 12 vias

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2018 20h30
HELOISA BALLARINI/SECOM Bruno Covas concede entrevista coletiva sobre a ampliação do Programa Pedestre Seguro

O Programa Pedestre Seguro, que prevê a ampliação média de 20% no tempo dos semáforos para pedestres, teve mais 12 vias incluídas pela Prefeitura Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (24). A mudança inclui, ainda, o aumento no número de ciclos semafóricos e já está em vigor, segundo a gestão de Bruno Covas (PSDB).

O foco principal são os pontos com mais acidentes de trânsito na cidade. Um deles é o cruzamento da Avenida dos Bandeirantes com a Rua Deputado João Bravo Caldeira, nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista. Nele, o tempo de travessia para o pedestre foi ampliado em 21%, enquanto o número de vezes que o sinal abre para os pedestres aumentou de 20 para 24 vezes por hora.

Dentre as demais vias incluídas no programa, estão a Avenida Sapopemba, na zona leste, a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na zona norte, e a Estrada de Itapecerica, na zona sul. Com a ampliação, a medida passa a valer em 33 locais da capital paulista, tais como a Avenida do Estado, na região central, e as Avenidas Brigadeiro Luis Antônio e Rebouças, dentre outras.

O programa selecionou as vias a partir de dados sobre acidentes de trânsito. O número de mortes por atropelamentos em São Paulo reduziu nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2017, caindo de 277 para 246. Entre as vítimas, 37,8% tem 60 anos ou mais.

Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.