Presidente do Inep deixa o cargo menos de um mês após assumir posição

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 18h47 - Atualizado em 16/05/2019 18h58
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Elmer Vicenzi pediu demissão do Inep nesta quinta-feira (16)

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, pediu demissão nesta quinta-feira (16). O delegado da Polícia Federal havia assumido o cargo há menos de um mês, em 29 de abril.

Vicenzi foi indicado para a presidência da autarquia, que é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para substituir o ex-presidente Marcus Vinicius Rodrigues, demitido em março pelo então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodrigues.

O delegado foi indicado ao cargo já pelo atual ministro, Abraham Weintraub. Ele foi o terceiro a ocupar o cargo na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Além de Vicenzi e Rodrigues, também passou pela presidência do Inep Maria Inês Fini, que foi demitida em janeiro. Ela estava na posição desde maio de 2016, quando foi nomeada pelo então presidente Michel Temer.

Elmer Vicenzi se envolveu em uma polêmica neste mês ao ser responsabilizado por um erro cometido por Weintraub em uma coletiva de imprensa. Em 2 de maio, o ministro afirmou que a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019 custaria R$ 500 mil, mas o valor correto era R$ 500 milhões. Em nota, o Inep informou que o valor foi passado incorretamente pela autarquia ao professor.

Esta é a primeira baixa da gestão de Abraham Weintraub no MEC. O Enem, no entanto, segue confirmado. As inscrições para o exame vão até esta sexta-feira (17), e as provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.