Previdência: Maia diz que pretende terminar votação de destaques nesta quarta

Votação do texto-base foi concluída na madrugada. Deputados agora decidem sobre retirada de trechos da PEC

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2019 15h35 - Atualizado em 07/08/2019 15h39
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Após concluir a votação em segundo turno do texto-base da reforma da Previdência na madrugada desta quarta-feira (7), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que pretende terminar a discussão dos destaques ainda nesta sessão.

Nesta fase, só são permitidas as emendas supressivas, ou seja, propostas que retiram trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o regime de aposentadorias.

A sessão que discute os destaques foi iniciada nesta tarde, mas acabou sendo interrompida pelas manifestações dos deputados sobre a transferência do ex-presidente Lula para o presídio de Tremembé, em São Paulo. Ele está preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

Segundo Maia, a portaria publicada pelo governo na terça (6) garante que não haverá nenhuma perda para os pensionistas e, por essa razão, não acredita que os destaques que alteram o trecho sobre pensão sejam aprovados.

“Está bem organizado, o resultado de ontem mostrou quase a mesma votação, tínhamos alguns deputados fora de Brasília e acredito que temos uma base de 375 deputados para manter o texto principal da PEC. Eu acho que termina hoje”, destacou.

Sem surpresas, o plenário voltou a ver uma vitória expressiva na votação do texto-base em segundo turno. Foram 369 votos a favor e 124 contrários à proposta que muda as regras de aposentadoria, além de uma abstenção. Resultado próximo ao do primeiro turno, em julho, que teve o placar de 379 a 131.

*Com Agência Câmara

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.