Previdência será votada na Câmara antes do recesso de julho, diz Joice

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2019 17h53 - Atualizado em 14/06/2019 18h11
Marcelo Camargo/Agência Brasil Previsão da líder do governo no Congresso é que votação aconteça antes de 18 de julho

A líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL), disse nesta sexta-feira (14) que a votação da reforma da Previdência vai ocorrer antes do recesso de meio de ano dos parlamentares, que começa no dia 18 de julho. A declaração foi dada após um almoço no Rio de Janeiro.

“Vai ser votada antes do recesso”, afirmou a deputada, acrescentado que o projeto deve ser entregue já no começo de julho. “Acredito que, entre 2 e 7 de julho, o texto chegue para votação dentro do plenário. E a gente tem nossos dias, antes do recesso, para votar e entregar isso aprovado em dois turnos.”

Segundo ela, a estimativa de prazo de votação já inclui possíveis “confusões ou obstruções” que possam acontecer durante a discussão do texto na Casa. “Estou dando um prazo de dilatação”, declarou.

Questionada sobre o número de votos, a deputada evitou falar em quantidades e disse que “seria extremamente amadora” se respondesse quantos parlamentares já apoiam a nova Previdência. “É bobagem falar em número de votos agora. A gente só pode falar em número de votos na véspera da votação”, explicou.

O relatório apresentado ontem (13) na Comissão Especial de Reforma da Previdência pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) recebeu críticas do ministro da economia, Paulo Guedes, que afirmou que as modificações podem “abortar a Previdência”.  Joice afirmou que vai batalhar nas duas Casas para aumentar a “potência fiscal” da reforma.

Apesar de dizer que pretende trabalhar para ampliar a economia da Previdência, a parlamentar admite que o relator não tinha outro caminho, além de ceder, em alguns pontos. Isso porque 14 partidos assinaram um documento se opondo a partes do texto. “Estamos entre a cruz e a espada, porque a nova Previdência de R$ 1 trilhão mudaria o sistema do país, mas do jeito que estava não passa. E sem voto, você pode ter o melhor texto do mundo.”

Campanha

No almoço, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), estavam presentes empresários e o governador do Estado, Wilson Witzel. A visita da deputada faz parte de uma caravana nacional para divulgar informações e buscar apoio para a reforma da Previdência. “Estamos levando as informações e formando esse grande time para que possamos dar informação correta e de verdade para o ouvido do povo, para que haja um movimento de fora para dentro, para que haja pressão em alguns parlamentares”, disse.

Hasselmann avaliou, ainda, que as manifestações contra a reforma realizadas hoje em diversas cidades brasileiras foram “um fiasco”.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.