Problemas de articulação política estão sendo resolvidos, diz Guedes

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2019 14h56
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Guedes acredita que a reforma da Previdência será aprovada de forma relativamente rápida porque “todo mundo sabe que é necessária”

Em discurso durante o 31º Fórum Nacional, que acontece no BNDES nesta sexta-feira (10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que problemas de articulação política do governo com o Congresso existem mas estão sendo resolvidos. Segundo ele, o apoio à agenda econômica está crescendo.

“O Congresso está vindo devagar. Os problemas de articulação ainda existem. Tem um choque natural. Não se faz mais política como se fazia antigamente”, disse.

O ministro voltou a falar que o governo está encarando a reforma da Previdência como um “tudo ou nada”, e que é preciso primeiro aprová-la para depois passar para outras agendas, como o pacto federativo, a reforma tributária, as privatizações e a atração de investimentos estrangeiros.

Guedes acredita que a reforma da Previdência será aprovada de forma relativamente rápida porque “todo mundo sabe que é necessária”. “E aí, vamos liberar uma pauta positiva”, acrescentou.

Ele explicou que o congelamento de 30% verbas da educação “foi obrigatório”, pois estava sobrando nesta área mas faltando para a saúde. De acordo com ele, como não dá para transferir, precisou ser feito um corte.

Sobre a reforma tributária, Guedes disse que a ideia é simplificar impostos. “Tem 30 impostos. Vamos simplificar, pegar três, quatro, cinco e transformar num só. Baixar as alíquotas”, disse ele, acrescentando que também pretende baixar tarifas para importação, de forma gradual, para não impactar a indústria nacional.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.