Procon de SP notifica responsáveis por aplicativo de envelhecimento

Fundação quer saber para que servirão os dados coletados dos usuários pelo software

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2019 20h36
Reprodução/InstagramXuxa, Luan Santanda e Whindersson foram alguns dos famosos que testaram novo app

O Procon de São Paulo notificou os responsáveis pelo FaceApp, um aplicativo de celular que usa um filtro sobre fotos para simular o processo de envelhecimento dos usuários. A fundação, ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania do estado, quer saber o motivo pelo qual o software coleta dados dos celulares.

“Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados”, diz a nota publicada pelo órgão. “E ainda, essas permissões não estão disponíveis em língua portuguesa.”

O pedido foi direcionado à Apple Store e ao Google Play, lojas de aplicativos para celulares que disponibilizam o serviço.

O FaceApp viralizou nas últimas semanas nas redes sociais, com famosos e anônimos aderindo à moda de envelhecer a própria imagem. Nomes como Xuxa, Angélica, Rafael Vitti, Juliana Paes, Whindersson, Luan Santana e muitos outros mostraram o resultado como “vovôs e vovós”.