Procuradores do Ministério Público Federal pedem que novo PGR saia de lista tríplice

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2019 14h42 - Atualizado em 24/06/2019 14h47
José Cruz/Agência Brasil - 19/05/2018 procuradoria-geral da república "A lista tríplice qualifica a escolha do presidente da República", disseram os membros das operações Lava Jato, Greenfield e Zelotes

Integrantes das forças-tarefa de combate à corrupção do Ministério Público lançaram nesta segunda-feira (24) um manifesto para que Jair Bolsonaro escolha um dos três indicados pelo órgão para o cargo de Procurador-Geral da República. A nota é assinada por membros das operações Lava Jato, Greenfield e Zelotes.

Os procuradores indicaram três nomes para a escolha do presidente: o subprocurador-geral da República Mário Bonsaglia, a subprocuradora-geral Luiza Frischeisen e o procurador regional da República Blal Dalloul.

“A lista tríplice qualifica a escolha do presidente da República, apresentando-lhe como opções integrantes da instituição com sólida história institucional e qualidades técnicas pretéritas provadas e aprovadas por procuradores e procuradoras que conhecem e acompanham há muito tempo sua atuação pública, inclusive recente”, diz o texto.

Na semana passada, quando questionado se a atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, poderia ser reconduzida ao cargo, Bolsonaro afirmou que “tudo é possível”.

Os três nomes que compõem a lista tríplice foram escolhidos pelos membros do MPF em uma eleição que contou com 82,5% da categoria. O chefe do Executivo não tem a obrigação de escolher um dos três nomes mais votados pela associação de procuradores, mas isso vem ocorrendo tradicionalmente desde 2003.

“Só a lista tríplice garante a legitimidade interna essencial para que o procurador-geral possa liderar, com plena capacidade, os procuradores na direção do cumprimento dos fins da Instituição, inclusive em sua atividade anticorrupção” defendem os procuradores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.