Provas do ENEM começam a ser enviadas para todo o Brasil

  • 27/09/2018 13h44 - Atualizado em 27/09/2018 13h44
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Serão aproximadamente 70 mil malotes com 11 milhões de cadernos impressos

Nesta quinta-feira (26), começaram a ser enviadas para todo o Brasil os malotes com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. As primeiras cargas saíram do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro – Regimento Raposo Tavares, em Osasco, na Grande São Paulo.

O ministro da Educação em Exercício, Henrique Sartori, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Maria Inês Fini, participaram da assinatura de autorização e do ato de lacração dos caminhões.

Serão aproximadamente 70 mil malotes com 11 milhões de cadernos impressos para aplicação do Enem em mais de 153 mil salas. Cerca de 600 mil pessoas estão envolvidas com o exame, que será feito em 1725 cidades de todo o país, sendo que 63 locais são de difícil acesso.

De acordo com o MEC, há 5,5 milhões de inscrições confirmadas. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, pontua que o número de participantes caiu em comparação com outros anos devido à retirada da função de certificação do Ensino Médio.

Entre as novidades da aplicação, está a ampliação em 5 vezes do número de detectores de pontos eletrônicos. Outra mudança envolve a possibilidade de prejuízo aos candidatos. De acordo com a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, em casos excepcionais de problemas durante a aplicação do exame, o candidato terá 5 dias para solicitar na ‘Página do Participante’ a reaplicação da prova, que se autorizada, ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro.

Horário de verão

O ministro da Educação em Exercício, Henrique Sartori, disse que ainda não recebeu resposta da Casa Civil sobre o adiamento do início do horário de verão. “O presidente Michel Temer tem sido muito sensível. Acredito que nos próximos dias teremos uma resposta”, afirmou.

O objetivo é que a mudança não coincida com o primeiro dia do exame. As provas do ENEM serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Inadimplência do FIES

O MEC também se posicionou sobre o número de endividados com as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil. Mais da metade dos 727.522 contratos em fase de amortização em junho estão irregulares, o que gerou um rombo de R$20 bilhões.

De acordo com Henrique Sartori, o ministério da Educação está analisando um processo de renegociação para que os estudantes consigam pagar as dívidas.

Segundo ele, “o novo Fies veio com essa remodelagem”, já que o sistema anterior era insustentável.

*Informações do repórter Matheus Meirelles

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.