PSL e PT lideram presidência de comissões na Câmara; veja a divisão

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2019 18h44
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Congresso Nacional em foto tirada de cima com várias pessoas Comissões da Câmara dos Deputados serão instaladas até a manhã desta quinta-feira (14)

Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados decidiram nesta terça-feira (12) a divisão da presidência das 25 comissões da Casa. PSL e PT, partidos com maiores bancadas, também terão mais comissões, três cada. Os nomes de quem ocupará os cargos ainda não foram definidos.

O partido do presidente Jair Bolsonaro ficará com a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a maior e mais importante da Câmara. O PSL ainda terá as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Fiscalização Financeira e Controle. Já o PT ficará com Direitos Humanos e Minorias, Cultura e Legislação Participativa.

MDB, PP, PR, PSB e PSD vão ficar com duas comissões cada. O MDB vai presidir as comissões de Finanças e Tributação e Turismo. Outros partidos tradicionais, como PSDB e DEM, terão apenas uma comissão. Os tucanos ficarão com a comissão de Educação e os Democratas com a de Viação e Transportes.

Das 30 legendas da Casa, 16 comandarão comissões. Os partidos estão divididos em três blocos: PSL (PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN, totalizando 301 deputados), PDT (PDT, PODE, SD, PCdoB, PATRI, PPS, PROS, AVANTE, PV e DC, totalizando 105 deputados) e PT (PT, PSB, PSOL e REDE, totalizando 97 deputados). Novo e PTC não estão incluídos em nenhum bloco.

Veja abaixo a divisão das comissões da Câmara:

Agricultura: PP
Ciência e Tecnologia: PDT
Constituição e Justiça: PSL
Cultura: PT
Defesa do Consumidor: PR
Diretos da Mulher: PTB
Pessoa Idosa: PSB
Pessoas com Deficiência: PSC
Desenvolvimento Urbano: PODE
Desenvolvimento Econômico: SD
Direitos Humanos e Minorias: PT
Educação: PSDB
Esporte: PSD
Finanças e Tributação: MDB
Fiscalização Financeira: PSL
Integração Nacional: PP
Legislação Participativa: PT
Meio Ambiente: PSB
Minas e Energia: PRB
Relações Exteriores: PSL
Segurança Pública: PR
Seguridade Social: PSD
Trabalho: PCdoB
Turismo: MDB
Transportes: DEM

As 25 comissões da Câmara dos Deputados serão instaladas na noite desta quarta-feira (13) e na manhã de quinta-feira (14).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.