Rosa Weber pede que ministro da Educação esclareça declarações de que ‘brasileiro viajando é canibal’

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2019 21h50
Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo Ação no Supremo diz que Vélez Rodríguez cometeu crime de calúnia contra brasileiros

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 10 dias para que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, se explique sobre declarações que fez em entrevista à revista Veja. A manifestação é facultativa.

“Determino a notificação do ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez, para que responda, querendo, à presente interpelação no prazo de 10 dias”, decidiu a ministra nesta quinta-feira (14), atendendo a pedido protocolado por advogados.

A solicitação foi motivada por interpelação judicial criminal protocolada na Corte por Marcos Aldenir Ferreira Rivas. Ele lembrou declarações de Vélez Rodríguez, em 6 de fevereiro, de que “o brasileiro viajando é um canibal”.

No entendimento do advogado, o ministro cometeu o crime de calúnia. Na decisão, Rosa Weber explicou que, após a manifestação do ministro, o pedido de explicações será devolvido ao advogado, que poderá ou não oferecer queixa-crime posteriormente.

“Enfatizo que o ato judicial que analisa a interpelação criminal não emite juízo de valor sobre o conteúdo debatido, uma vez que representa típica providência de contenção cognitiva”, afirmou. O Ministério da Educação ainda não se manifestou.

Entenda

Em entrevista divulgada no começo deste mês, o ministro, que é colombiano, afirmou que o brasileiro – quando viaja – “rouba coisas dos hotéis, acha que sai de casa e pode carregar tudo”. As declarações não foram bem vistas e geraram reações da oposição.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.