Saiba quais foram os nomes mais escolhidos para bebês este ano

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2018 17h49 - Atualizado em 12/12/2018 17h49
Mario Fernandes de Oliveira/Estadão Conteúdo Levantamento mostra que famosos influenciam pais e mães na escolha de nomes para os filhos

Pelo oitavo ano consecutivo, Miguel foi o nome de bebê mais escolhido pelas famílias brasileiras em 2018. Para as meninas, Helena desbancou Alice – que desde 2015 estava no topo do ranking divulgado pela BabyCenter. A lista foi elaborada a partir de 501 mil bebês cadastrados na plataforma e no aplicativo Minha Gravidez e Meu Bebê Hoje.

Este ano revelou uma forte tendência na escolha por nomes de astros da música (como Antony, da dupla sertaneja com Gabriel), do esporte (Kylian, primeiro nome do francês M’Bappé), séries (Bela, de “A Casa de Papel”). Todos esses nomes tiveram destaque tanto na escolha, quando no trabalho dos famosos que inspiraram mamães e papais.

Nomes femininos mais escolhidos em 2018 no Brasil:

  1. Helena;
  2. Alice;
  3. Laura;
  4. Manuela;
  5. Valentina,

Nomes femininos mais escolhidos em 2018 no Brasil:

  1. Miguel;
  2. Arthur;
  3. Heitor;
  4. Bernardo;
  5. Davi.

Tendência para meninas

Helena subiu ao topo da lista de nomes femininos. Mas a escolha não está relacionada com as protagonistas de novelas de Manoel Carlos (sempre com esse nome). Helena foi coroada por uma onda de fascinação por histórias da realiza, da mitologia e de contos em fadas, tendência que está em alta, segundo foi identificado no Brasil.

“O nome Helena teve seu pico de popularidade na década de 1950, segundo dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. A retomada, hoje, é em parte como homenagem a avós e bisavós e, em parte, influenciada por personagens”, afirma a editora do BabyCenter Brasil, Fernanda Ravagnani.

Manuela ganhou várias posições no ranking, indicando a influência de personalidades como Eliana, que escolheu esse nome para batizar sua filha, nascida após uma gravidez de risco acompanhada pela imprensa. Outros nomes em alta são: Cecília, Antonella, Clara, Ana Laura, Maria Vitória, Pérola e Aurora.

Tendência para meninos

Miguel continuou seu reinado pela oitava vez seguida. Mas nomes como Heitor (terceiro mais escolhido) e Benjamin ganharam força este ano. Nomes bíblicos mantiveram influência e nomes mais tradicionais como Davi (5º), Matheus (11º) e Lucas (12º) não ficaram tão atrás dos líderes do ranking do BabyCenter.

Benício deu um salto de nove posições e Joaquim, três. Esses são os nomes dos filhos do casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck. A tendência que fez Benjamin subir outras três colocações é o fato de ter sido escolhido para batizar o filho da modelo Gisele Bündchen.

Nomes compostos

A plataforma também leva em consideração os nomes compostos mais escolhidos por pais brasileiros. Para os meninos, em ordem, aparecem: João Miguel, Enzo Gabriel e Pedro Henrique. Nas meninas com nomes mais “compridos”, prevaleceu o time das “marias”: Maria Luiza, Maria Clara e Maria Eduarda.

Nomes mais escolhidos pelo mundo

Em diversos países, o BabyCenter detectou uma tendência de nomes que remetem à paz, contraponto aos tempos atribulados da política mundial: Harmony, Hope e Shanti foram bastante escolhidos nos  Estados Unidos. No Reino Unido, astro dos rocks inspiraram famílias: Bowie, Hendrix e Lennon.

  • Estados Unidos: Sophia, Olivia, Emma, Ava e Isabella para meninas; Jackson, Liam, Noah, Aiden e Caden para meninos.
  • Alemanha: Emma, Mia, Emilia, Hannah e Ella para meninas; Ben, Paul, Leon, Noah e Finn para meninos.
  • França: Emma, Mia, Jade, Julia e Mila para meninas; Raphaël, Liam, Gabriel, Léo e Lucas para meninos.
  • Reino Unido: Olivia, Sophia, Amelia, Lily e Ava para meninas; Muhammad, Oliver, Noah, Harry e Leo para meninos.
  • Comunidade hispânica nos EUA: Sofía, Isabella, Emma, Valentina e Victoria para meninas; Mateo, Santiago, Matías, Thiago e Sebastián para meninos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.