Sarampo: Brasil tem 2.425 casos da doença confirmados

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2018 09h48 - Atualizado em 24/10/2018 09h50
Banco Mundial para a ONU Foto: Banco Mundial para a ONU Crianças devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, sendo a primeira dose com um ano de idade e a segunda, entre quatro e seis anos. Já os adolescentes e adultos (homens e mulheres) também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola)

O Brasil tem 2.425 casos de sarampo confirmados até o dia 22 de outubro, segundo informou nesta quarta-feira (24) o Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas secretarias estaduais de saúde.

Segundo o governo, há dois surtos da doença, que reúnem o maior número de casos. Só no Amazonas, 2.000 pacientes tiveram a doença confirmada — sendo que 7.606 estão sendo investigados. Em Roraima, foram confirmados 332 casos e 68 estão sob análise.

Alguns casos também foram verificados nos estados de Rio Grande do Sul (43), Rio de Janeiro (19), Pará (17), Pernambuco (4), Sergipe (4), São Paulo (3), Rondônia (2) e no Distrito Federal (1).

Os surtos estão diretamente ligados aos casos de imigrantes venezuelanos que estão vindo ao Brasil, de acordo coma pasta. Isso porque o vírus verificado no país é o mesmo que circula na Venezuela.

Mortes por sarampo

Foram confirmadas doze mortes por sarampo, sendo que quatro ocorreram em Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros) e dois no Pará (venezuelanos).

O Ministério da Saúde informou que a vacinação está sendo realizada em todos os estados. Segundo a pasta, foram encaminhadas 13,2 milhões de doses da vbacina tríplice viral — que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola — para o Distrito Federal e para os estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe.

Crianças devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, sendo a primeira dose com um ano de idade e a segunda, entre quatro e seis anos. Já os adolescentes e adultos (homens e mulheres) também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.