Senadores pedem esclarecimentos sobre caso do militar que transportou drogas no avião da FAB

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 18h30 - Atualizado em 26/06/2019 18h34
Wagner Pires/Estadão Conteúdo O pedido foi feito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Wetervon Rocha (PDT)

Foi apresentado um requerimento, nesta quarta-feira (26), para convidar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, para prestar esclarecimentos sobre o sargento da Aeronáutica preso por transportar cocaína no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O pedido foi feito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Wetervon Rocha (PDT). Augusto Heleno seria ouvido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“Acredito que sua excelência tem alguns esclarecimentos a prestar a este Senado sobre esse gravíssimo evento que envolve, nada mais, nada menos, uma aeronave a serviço da Presidência da República”, afirmou Rodrigues ao anunciar que entraria com o requerimento pelo “surrealismo do tema”, que envolve a imagem do Brasil no exterior.

O militar, cujas iniciais do nome são M.S.R., foi detido, nesta terça-feira (25), no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por suspeita de envolvimento no transporte de 39kg de cocaína em sua bagagem pessoal. Segundo o Ministério da Defesa, os fatos estão sendo apurados e foi determinada a instauração do Inquérito Policial Militar (IPM).

Segundo informações repassadas ao governo brasileiro, o sargento foi ouvido hoje cedo em Sevilha, onde está preso. Não se sabe ainda por quanto tempo ele permanecerá nesta unidade.

Jair Bolsonaro

Um dos focos da investigação é em relação ao embarque e transporte da droga na aeronave militar que foi para a Espanha, com três equipes de tripulação, que trabalhariam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro durante a segunda etapa da viagem para o Japão, onde participará de reunião do G-20.

Na tarde de hoje, o presidente usou novamente o Twitter para comentar sobre o caso.

“Apesar de não ter relação com minha equipe, o episódio de ontem, ocorrido na Espanha, é inaceitável”, escreveu. “Exigi investigação imediata e punição severa ao responsável pelo material entorpecente encontrado no avião da FAB. Não toleraremos tamanho desrespeito ao nosso país!”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.