Sindicato apoia investigação, mas condena vazamento de dados sigilosos de Gilmar Mendes

  • Por Jovem Pan
  • 09/02/2019 17h21
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Gilmar Mendes

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) condenou o vazamento de informações sigilosas envolvendo procedimento fiscal que teria como alvo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Sindifisco, devem ser respeitados “os princípios e as normas constitucionais, que condicionam toda e qualquer fiscalização à observância de garantias fundamentais e ao respeito ao sigilo fiscal dos investigados, sejam eles quem forem”.

Em nota divulgada neste sábado (9), o Sindifisco diz esperar que a Receita Federal “apure o incidente e identifique os responsáveis pelo vazamento, que prejudica imensamente a imagem da instituição”. O sindicato porém manifestou apoio à investigação: “A despeito de ser a quebra de sigilo um ato condenável, o mesmo não se pode dizer do procedimento de fiscalização, que deve ser resguardado de quaisquer ingerências externas e respaldado de maneira firme pela instituição, como sempre tem sido em relação a outros cidadãos, independentemente da posição que ocupam”.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.