Site já teve mais de 300 mil solicitações de bloqueio de ligações de telemarketing; saiba como pedir

  • Por Jovem Pan
  • 16/07/2019 16h03
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Marcello Casal Jr/Agência Brasil A medida, criada pela Anatel, impede a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga

Nesta terça-feira (16), começou a valer a lista Não me Perturbe, que impede as operadoras de serviços em telecomunicações de ligar para clientes através das centrais de telemarketing. Em menos de 12h, a plataforma online já atingiu a marca de 328 mil pessoas cadastradas e 247 mil solicitações de bloqueio.

De acordo com o site da SindiTeleBrasil, o portal Não me Perturbe vem tendo, em média, 13 mil acessos simultâneos, e teve pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã. A medida, criada pela Anatel, impede a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga.

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa. A lista será única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

Como se inscrever

Basta acessar o site Não me Perturbe e informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso. O usuário fará, assim, a inclusão de seu número no Cadastro Nacional Setorial da plataforma e poderá escolher de quais operadoras não deseja receber ligações. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

O Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel. A iniciativa surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel, com o objetivo de respeitar a vontade de cada usuário individualmente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.