Sobe para sete o número de moradores de rua encontrados mortos em SP

Último caso registrado foi na Marginal Tietê, na capital; suspeita é que falecimentos tenham sido causados pelo frio intenso

  • Por Beatriz Manfredini
  • 09/07/2019 13h07 - Atualizado em 09/07/2019 13h20
WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Moradores de rua SSP diz que ainda não é possível dizer que mortes foram causadas por hipotermia

Subiu para sete o número de moradores de rua que foram encontrados mortos em São Paulo desde a última sexta-feira (5). Os novos casos aconteceram na Marginal Tietê, na capital, e na cidade de Echaporã, no interior. A suspeita é de que todos os falecimentos tenham sido causados pela onda de frio que atinge o estado nos últimos dias. Até o momento, porém, apenas um deles foi confirmado como morte por hipotermia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a morte mais recente foi registrada na noite desta segunda-feira (8), na Marginal Tietê, quando a Polícia Militar (PM) foi acionada para resgatar um homem no local. Ao chegar no endereço, a vítima, que ainda não foi identificada, já estava sem vida.

Na madrugada de domingo (7), um morador de rua de 41 anos foi resgatado por moradores em Echaporã, mas não resistiu. Na data, a cidade registrou 4,1ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a causa da morte do homem como hipotermia.

Casos anteriores

Na madrugada de sábado (6) para domingo (7), que foi considerada a mais fria do ano, com termômetros marcando 6,5ºC, outras duas mortes foram registradas. Em Santo André, no ABC paulista, um homem foi encontrado morto em frente a um posto de saúde. Segundo a SSP-SP, a suspeita também é de que o frio tenha sido causa da morte, mas a secretaria ressaltou, no entanto, que ainda não há qualquer confirmação.

Já em Assis, também no interior do Estado, uma mulher foi achada morta quando a cidade registrou temperatura mínima de 3ºC na madrugada. De acordo com a PM, Rozilda Maria Barreto, de 43 anos, foi encontrada por moradores sem qualquer marca de violência.

Entre sábado (6) e sexta-feira (5), ocorreram mais três falecimentos. Um deles foi o do morador de rua Gabriel Leguthe Laffot, de 22 anos, que encontrado morto nas escadas do terminal de ônibus e Metrô da Barra Funda, na zona oeste da capital. Um segundo homem, ainda sem identificação, foi achado no Pari, região central da cidade. O terceiro, também não identificado, foi encontrado em Itaquera, bairro da zona leste.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.