SP: obras em viaduto que cedeu podem durar 5 meses e custarão R$ 30 milhões

  • Por Jovem Pan
  • 17/12/2018 14h20
ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO A hipótese de demolição da estrutura já foi descartada pela prefeitura

As obras de recuperação do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros, em São Paulo, no último dia 15 de novembro, podem demorar cerca de 5 meses para serem concluídas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Bruno Covas.

De acordo com ele, o custo total é de R$ 30 milhões e será desembolsado pela própria prefeitura. Futuramente, existe a possibilidade de o valor ser ressarcido pelo governo estadual. A empresa contratada em caráter emergencial foi a JZ Engenharia e Comércio.

Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura e Obras, informou que uma composição de fatores levou o viaduto a ceder. Entre eles, a ruptura na parte intermediária de uma viga, que dobrou e se apoiou sobre o pilar. Por isso, será necessário reformar esses pilares e reparar a viga e o tabuleiro. Essa última é a que levará mais tempo, já que o tabuleiro em questão possui fissuras que chegam a 5 milímetros e terão que receber preenchimento com resina.

“Vamos remover o concreto comprometido, reconstituir a lage de fundo e reforçar com fibras de carbono”, explicou. “Depois que colocamos os macacos hidráulicos, a gente percebeu que houve encurtamento não simétrico do tabuleiro. Em um dos lados, teve um encurtamento maior que no outro. No projeto inicial, era para [o tabuleiro] se deformar por igual e simetricamente.”

A hipótese de demolição do viaduto já foi descartada.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.