Taxa de fecundidade no Brasil é a menor do mundo

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2018 10h43 - Atualizado em 17/10/2018 10h45
Pixabay Mulher grávida Brasileiras têm uma média de 1,7 filho. Há sessenta anos, esse número era de 6 crianças

As brasileiras estão tendo cada vez menos filhos, segundo o relatório Situação da População Mundial, produzido anualmente pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU). Divulgado nesta quarta-feira (17), o levantamento mostra que a família brasileira tem uma média de 1,7 filho — na década de 1960, essa média era de 6 filhos.

A taxa de fecundidade no Brasil também é inferior à do mundo, de 2,5 filhos, e da América Latina, de 2 crianças. Entre os países latino-americanos, os que têm a menor taxa de fecundadida são Chile e El Savador, com 1,76 filho.

“Essa taxa coloca o Brasil abaixo da taxa de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher. Ou seja, a população deve decrescer”, explica Jaime Nadal, representante da Unfpa. De acordo com ele, a expectativa é de um processo de envelhecimento da população “maior e mais acelerado”. “Hoje não só as pessoas têm menos filhos, como vivem mais”, afirma.

Nadal nota no Brasil dois cenários: casais e mulheres que estão fazendo a escolha de ter número de filhos abaixo do que gostariam de ter — por incapacidade de conciliar vida profissional e pessoal, por exemplo — e ainda mulheres que não podem fazer essa escolha porque não têm acesso a serviços de saúde pública e métodos contraceptivos para evitar a gravidez.

Segundo ele, mulheres com zero a 4 anos de estudo têm uma média de 2,9 filhos. As que possuem 12 ou mais anos de estudo não ultrapassam a taxa de 1,2 filho. Para ele, o maior desafio do poder público é dar às mulheres de todas as regiões, faixas de renda e escolaridade “o poder da escolha”. “Têm muito a ver com o direito de meninas e mulheres de completarem o ciclo educativo, viverem sem violência e respeitadas.”

*Com informações da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.