Temer anuncia força-tarefa para cuidar do fluxo de migração venezuelana para RR

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/02/2018 16h54 - Atualizado em 13/02/2018 08h49
Twitter/Reprodução temer, roraima, suely campos O presidente Michel Temer anunciou força-tarefa para cuidar do fluxo migratório de venezuelanos para Roraima nesta segunda-feira

O presidente Michel Temer anunciou nesta segunda-feira, 12, que criará um comitê para acompanhar a imigração venezuelana para Roraima. Segundo ele, será uma “coordenação federal em conjunto com o Estado”. Além disso, Temer editará uma medida provisória até a próxima quinta-feira, 15, para ajudar o Estado e ressaltou que não faltarão recursos para isso. “Esse comitê será formado com coordenação nacional, que é fundamental, mas isso não significa que haverá interferência interna”, afirmou.

Ele listou o fluxo de venezuelanos para Roraima como um dos principais problemas atuais, que, para o presidente, pode ter impacto também nos outros Estados do País. De acordo com Temer, a chegada de venezuelanos “traz dificuldade a Roraima”. “Todos os recursos necessários serão usados para solucionar a questão dos venezuelanos”, reforçou.

Segundo o presidente, é preciso “proteger a integralidade territorial e proteger os habitantes do Estado”. Ainda de acordo com Temer, a governadora de Roraima, Suely Campos, mencionou que os venezuelanos estariam “tirando emprego de roraimenses”.

Uma das possibilidades para amenizar o problema, de acordo com Temer, é o envio de venezuelanos que entraram no Estado para o restante do Brasil. Segundo ele, a chamada “interiorização” poderia “diluir a entrada” dos imigrantes.

Embora não tenha mencionado no discurso desta segunda, o governo avalia desde a semana passada realocar cerca de mil venezuelanos pelos Estados de São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso.

No discurso, Temer lembrou ainda que sempre falou, inclusive em discurso na ONU, que não vai proibir a entrada de estrangeiros refugiados no País. Ele afirmou que o governo vai trabalhar para “ordenar” a entrada dos imigrantes.

Temer mencionou ainda que é preciso tratar a questão com um viés humanitário para garantir apoio aos imigrantes. “Muitos venezuelanos saem do seu país sem desejá-lo e vem para cá em situação de miserabilidade absoluta”, avaliou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.