Temer sanciona cinco projetos em prol das mulheres; um deles aumenta pena para casos de feminicídio

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2018 13h18
Pixabay feminicídio O projeto de lei aumenta a pena de um terço à metade, se o crime for cometido em descumprimento de medida protetiva na Lei Maria da Penha

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (19) cinco projetos que tratam de garantias de direitos, combate à violência e saúde das mulheres. As propostas são parte da pauta acertada entre a bancada feminina e lideranças partidárias no Senado e na Câmara pela campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Entre as matérias está o projeto de lei que aumenta a pena para casos de feminicídio. O Código Penal prevê reclusão de 12 a 30 anos para o homicídio contra a mulher em razão do seu gênero. O projeto de lei aumenta a pena de um terço à metade, se o crime for cometido em descumprimento de medida protetiva na Lei Maria da Penha.

Outro projeto aprovado no Congresso e sancionado nesta quarta é o projeto de lei do Senado que flexibiliza a progressão de pena para gestantes e mães condenadas pela Justiça. A medida também beneficia a presa que for mãe ou responsável por crianças ou pessoas com deficiência. Entretanto, entram nesta nova lei apenas a condenada que não tiver cometido crime com violência ou grave ameaça à pessoa.

Tal benefício será concedido para a mulher que tenha cumprido parte da pena (1/8 ou 12,5% da pena), seja ré primária, na faça parte de organização criminosa, não tenha praticado crime contra os próprios filhos ou dependentes, nem crime com violência ou grave ameaça.

O terceiro PL sancionado cria o tipo penal de registro não autorizado da intimidade sexual, com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. O projeto ainda estabelece que comete o mesmo crime quem realiza montagens para incluir pessoas em cenas de nudez ou ato sexual.

O quatro projeto de lei sancionado por Temer assegura às mulheres com câncer de mama o direito à cirurgia plástica reparadora nos dois seios, mesmo que o tumor se manifeste em apenas um deles.

O relatório estabeleceu que as reconstruções de mamas, auréolas e mamilos devem ser feitas tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como pelos planos de saúde.

O quinto projeto de lei permite a ausência do trabalhador ao serviço por até três dias em cada um ano de trabalho, para realização de exame preventivo de câncer, sem prejuízo de salário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.