Torquato Jardim pede a Moro mais atenção às vítimas de violência doméstica

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2019 12h14
Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil O ex-ministro da Justiça Torquato Jardim participou da cerimônia de transmissão de cargo do ex-juiz federal e agora ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro

O ex-ministro da Justiça Torquato Jardim afirmou nesta quarta-feira (2) que é necessário ampliar a assistência e atenção às vítimas de violência doméstica. O pedido foi feito durante a cerimônia de transmissão de cargo para Sergio Moro, que estará à frente do superministério da Justiça e da Segurança Pública.

“De 12 mil [que precisam ser assistidas], apenas 445 são atendidas”, afirmou Torquato.

Também participou do encontro o agora ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. Ele defendeu uma reforma do sistema prisional brasileiro.

“A população carceraria, em 2025, pode chegar a 1,5 milhão de apenados. O que acontece na rua tem sua dinâmica determinada dentro do sistema prisional”, disse Jungmann. “Não podemos olhar o prolema da segurança pública dos portões de casa aos do sistema prisional. É preciso pensar como totalidade.”

Jungmann afirmou, ainda, que o sistema penal se encontra sob o domínio de cerca de setenta facções criminosas. “Jovens apenados não têm ressocialização porque não têm trabalho e educação. Dizer isso não é passar mão na cabeça de bandido e não que não se deva apoiar as propostas do ministro Moro, elas vão nesse sentido”, disse.

o presidente do Suprmeo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia também estavam presentes na cerimônia.

Estão sob a responsabilidade de Moro pelo menos 2.647 cargos comissionados. O novo desenho do ministério foi publicado nesta quarta no Diário Oficial da União (DOU).

*Com informações da Agência Brasil e da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.